Atendimento On-line

O que é?
Como funciona?

Abaixo seguem informações fundamentais e complementares, para que você possa se inteirar melhor do assunto e do universo da Psicologia On-line.

Psicologia e a tecnologia: A tecnologia a favor da comunicação, acessa o universo da Psicologia no intuito de ser uma facilitadora no atendimento Psicológico On-line. Os atendimentos acontecem por meios tecnológicos de comunicação a distância, mediado por um psicólogo habilitado.

Psicologia On-line / Presencial: A orientação psicológica a distância, difere-se dos demais atendimentos psicológicos, pois não é um processo psicoterapêutico e sim, atende a uma necessidade mais emergencial, informativa, focada e pontual.
Surgiu, no cenário da Psicologia com o objetivo de proporcionar as pessoas um meio acessível para viabilizar atendimento, acompanhamento e processo de orientação psicológico a todos que, deste serviço prestado venham se beneficiar, para que assim possam lidar com suas dificuldades com mais clareza, desenvolvendo recursos para administrar melhor suas realidades pessoais, profissionais e de seus realcionamentos permitindo desfrutarem de suas vidas com mais saúde mental, bem-estar e melhor qualidade de vida.

Ética Profissional e Resolução On-line: A orientação on-line deve respeitar, seguir a ética e a postura de todo profissional cadastrado no CFP (Conselho Federal de Psicologia). Deve cumprir a resolução Nº 011/2012 e obedecer ao Código de Ética Profissional do Psicólogo habilitado e capacitado para a pratica de sua profissão.

Sigilo: Importante ressaltar que a reserva de informações pertinentes ao processo, são de caráter confidencial e sigiloso. Desta forma é importante considerar o local e os meios utilizados, tanto da parte do profissional como do orientado.

Cuidados referentes ao Local e Recursos tecnológicos: No momento da sessão é indicado que seja um local reservado e livre do acesso de outras pessoas, pois a comunicação acontece por Skype, Hangouts ou similares em tempo real, envolvendo som e imagens, permitindo a visualização com quem se está falando. Deve-se evitar o uso de computadores públicos ou compartilhados assim como: cyberscafés e lan-houses. É aconselhável o uso de fone / headset para garantir maior privacidade e melhor qualidade do som da comunicação. Você pode optar por realizar a sessão por áudio ou por câmera e áudio (videoconferência).

Tempo de atendimentos

Atendimento Pontual de 90 minutos.
Processo de Orientação psicológica de 50 a 60 minutos.

Frequência dos atendimentos

Combinado entre as partes e conforme orientação do Psicólogo.
 

Horário

Horários a combinar;

Remarcações / Desistências / Atrasos / Faltas

A remarcação e desistência poderão ocorrer sem ônus:
     - Atendimento Pontual: quando informado com 4 horas de antecedência.
     - Processo de Orientação: quando informado com pelo menos 12 horas de antecedência.

Falta: Em caso de não comparecimento virtual no horário combinado, este atendimento não será reagendado.

Atraso: É importante a organização prévia para o atendimento e assim evitar atrasos ou problemas desnecessários de conexão entre outros.

Informações Importantes

   A orientação psicológica on-line não substitui a psicoterapia. Ela é pontual e esclarecedora.

   Vale ressaltar que, mesmo com todos os cuidados previstos e possíveis para preservar o orientado, o meio tecnológico não garante 100% de segurança, aja visto que, também depende dos devidos cuidados, por parte do orientado.

   Na situação do orientado necessitar de processo psicoterapêutico, este devera ser encaminhado para atendimento presencial.

Atendimento à menores de 18 anos

- Atendimento à menores de 18 anos, somente com autorização de um responsável.

Formulário


Preencha o formulário, que deverá ser impresso, assinado e enviado para o e-mail: mariel@marielpaiva.com.br.
O envio por e-mail deste documento será comprovação de seu aceite e autorização.

M